Temos visto em várias privatizações pelo Brasil que as empresas privatizadas optam por mudanças em seus planos previdenciários e, em muitos casos, optam por retirar o patrocínio dos planos dos empregados.
As empresas sempre alegam redução de custos, mas o objetivo é maximização de lucros. Portanto, é preciso ficar atento.
Caso Banesprev
O Santander comprou o banco Banespa, então estatal do estado de São Paulo, numa privatização por R$ 7 bilhões no ano 2000. Em 2022, o Santander quis retirar o patrocínio do Banesprev, fundo de pensão dos funcionários, mas os participantes se opuseram. O caso foi judicializado e está em análise na Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).
Caso CEEE
O Grupo Equatorial comprou a Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul em 2021 e, já em 2022, entrou com um pedido de retirada de patrocínio. O caso está na Justiça e segue sem decisão definitiva.
Privatização pode afetar planos da Libertas?
A privatização da Copasa pode afetar planos previdenciários da Libertas? Em tese, não deveriam. O problema é que, na prática, afetam. Então a resposta é sim. Seja forçando migração de planos vitalícios para planos financeiros (CDs) ou mesmo retirando o patrocínio e deixando os participantes desamparados.
É muito importante que você se inscreva no YouTube do Coletivo De Olho na Libertas e receba um aviso sempre que um novo vídeo for postado - http://www.youtube.com/channel/UC0FfS-WUc0btMedymOYkXDg?sub_confirmation=1
Siga De Olho na Libertas no Instagram:
https://www.instagram.com/deolhonalibertas/
Curta De Olho na Libertas no Facebook:
https://www.facebook.com/DeOlhoNaLibertas
Grupo Copasa no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/LI2F0NSTlb28S4pKheVGeL
Grupo Prodemge no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CmUjTa1gleeEQqQPxzG80H
Grupo MGS no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EuCxkN0XHcgAYAleeRzMie
Grupo Cohab no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FNU818nyRrH3buWIaZRbhR
Grupo Codemge no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EdcjRP2hwSu9yuSlPZ6B5l
Grupo de informações sobre a Libertas no Telegram - https://t.me/+JNMkWEqTfhA1Y2Nh

Nenhum comentário:
Postar um comentário