Seguro de vida: Veja que seguradoras cobrem mortes por coronavírus - De Olho na Libertas

Últimas

Home Top Ad

Estamos sempre De Olho na Libertas

Post Top Ad

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Seguro de vida: Veja que seguradoras cobrem mortes por coronavírus


Neste momento de epidemia, muitas pessoas ficam sem saber se seus respectivos seguros oferecem cobertura para mortes decorrentes de epidemias, pandemias e desastres naturais. A ABCF fez um pequeno levantamento sobre as principais empresas de seguro e qual a cobertura delas em tempos de pandemia de coronavírus (COVID-19).

Órgão regulador de seguros no Brasil, a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) tem uma circular (440/2012) que permite que as seguradoras excluam da cobertura casos ligados a epidemias e pandemias oficialmente declaradas por autoridades competentes.
Em geral, os seguros realmente excluem epidemias e pandemias de suas coberturas em todo o mundo e o mesmo acontece com as seguradoras brasileiras. Entretanto, essas empresas têm a liberalidade de cobrir esses eventos.

Grandes Seguradoras vão pagar seguro por COVID-19

Embora a SUSEP não tenha se manifestado sobre o tema, as maiores seguradoras têm divulgado que vão cobrir as mortes decorrentes do coronavírus. Como não há obrigatoriedade, não se sabe se todas as seguradoras vão pagar o seguro e nem como isso será tratado pelo Judiciário.

A Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros) recomendou que as seguradoras “não apliquem nos contratos de seguros quaisquer cláusulas de exclusão ou restritivas de direitos relacionadas às epidemias ou pandemias, permitindo, assim, a ampla cobertura para eventuais casos de sinistros”. 

Algumas das grandes seguradoras brasileiras possuem a cláusula que excluem a cobertura por epidemias e pandemias, mas por liberalidade vão pagar por mortes por coronavírus. São elas: Caixa Seguradora, BB Seguros, Zurich Santander, SulAmérica, Liberty, Capemisa, Generali, Icatu, Prudential, Mapfre, Omint, PASI, Porto Seguro, Tokio Marine, SudaSeg, Unimed, Sompo, Chubb, Mitsui Sumitomo, MetLife, Centauro-ON, Previsul, Sura, Youse, MAG Seguros (antiga Mongeral) e Bradesco Seguros. A Itaú Seguros vai cobrir, mas avisa que poderá rever a medida a qualquer momento.

Fonte: ABCF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom ads

...é a eterna vigilância